Clique para voltar a Página Inicial  
 
Usuário: Senha:
  Dom Pedrito, terça-feira, 17 de outubro de 2017 ->
Site em Português English Site Sitio en Español
 
 Arroz, Cereal Universal
                                          
Arroz: Designação comum de plantas herbáceas da família das Gramíneas e do gênero Oryza, originárias da Indonésia, Filipinas, Índia e sul da Ásia, onde se encontram as espécies espontâneas anteriores à do arroz atual.

Das 23 espécies do género Oryza, apenas duas são cultivadas:

Oryza Sativa - originária da Ásia, constituída por subgrupos de numerosas variedades de arroz é a mais conhecida e utilizada em geral . Segundo publicações especializadas, existem cerca de 8.000 variedades de arroz – a grande maioria proveniente da espécie Oryza sativa – cultivada em mais de 110 países.

Oryza glaberrima - originária da África Ocidental, também variada e com um elevado valor nutricional.


Chamado de Ar-ruz entre os árabes, Arizi para os indianos, Brizi na Pérsia, Rizi na Grécia ,Oryza ou Rizo para os italianos, Reis na Alemanha, Riz na França, Abati-uaupé , "milho d'água", para os índios tupis o arroz (Oryza sativa) é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, caracterizando-se como principal alimento para mais da metade da população mundial.

O arroz não é somente um alimento vital, como também constitui o eixo fundamental de numerosas culturas e tradições em    todo o planeta. Está presente em cerimónias religiosas, festivais, costumes e festividades que giram em torno deste cereal.

Tal é a sua importância, que 2004 foi o Ano Internacional do Arroz, e o cereal, denominado pela ONU como:


  "Símbolo de identidade cultural e de união entre os povos".