%2009_55_14_5c063f03.jpg)
1915
Força à Vapor (1915)
Primeiro investimento em tecnologia avançada.
Um Locomóvel à Vapor, importado da Alemanha em 1915, foi o primeiro investimento em tecnologia avançada realizada pelos antepassados do grupo de empresários do Engenho Coradini. Atualmente, uma réplica desta máquina , em frente ao prédio da administração, é símbolo da visão empresarial, dinamismo e amor ao trabalho herdados .

Engenho de Serra (1947)
Através da Serraria abertura para novas áreas agrícolas.
1947
Inicialmente, as atividades desenvolvidas foram: Engenho de serra, engenho de arroz colonial e pequena usina elétrica.
Todo este complexo era movido por roda d'água nos períodos de chuva normal e com locomóvel à vapor em situações de seca.
Na década de 60, por falta de madeira, foi abandonada a serraria e ampliada a indústria de beneficiamento de arroz em função da mecanização da lavouras.

Locomóvel à vapor, em 1915
Engenho da serra: Do transporte animal para o transporte rodoviário
1955

1970 a 1990
1998


Coradini e Irmãos Ltda. (1955)
Surgimento do engenho de arroz
O Engenho Coradini tem sua origem datada de 1955, fundado pela sociedade entre dois irmãos no 5º distrito de Cachoeira do Sul - RS, hoje município de Faxinal do Soturno.
Coradini & Irmãos Ltda., foi a primeira razão social da empresa que tinha capacidade de 1.250 toneladas./ ano.
Primeiras instalações em Dom Pedrito
A expansão da empresa, acompanhando o crescimento da agricultura
O Engenho Coradini desde o início não parou de investir no aumento de capacidade para acompanhar o desenvolvimento da lavoura arrozeira do município, sempre dando prioridade à mais avançada tecnologia existente no ramo, preservação do meio ambiente e integração social.
Matriz do Engenho Coradini
Localizada na zona urbana da cidade de Dom Pedrito/RS

1955

Coradini e Irmãos Ltda.
Começo do engenho de arroz.
O Engenho Coradini tem sua origem datada de 1955, fundado pela sociedade entre dois irmãos no 5º distrito de Cachoeira do Sul - RS, hoje município de Faxinal do Soturno.
1970 - 1990
Primeiras instalações em Dom Pedrito.
A expansão da empresa, acompanhando o crescimento da agricultura.
Desde o início o Engenho não parou de investir no aumento estrutural para acompanhar o desenvolvimento da lavoura arrozeira do município, sempre dando prioridade à mais avançada tecnologia existente no ramo, preservação do meio ambiente e integração social. Em 1970, a empresa se estabelece na cidade de Dom Pedrito/RS.
Matriz do Engenho Coradini:
Localizada na zona urbana da cidade de Dom Pedrito/RS.

1998
Filial do Engenho Coradini:
Surgimento da filial: o avançado parque industrial.

Os primeiros avanços na tecnologia:
A tecnológica estrutura industrial.
Em 1998 surgiu a filial do Engenho Coradini, localizada à beira da BR 293, Km 249, na área industrial de Dom Pedrito.
Buscando ampliar e consolidar seus mercados a empresa ampliou o complexo, que recebeu novos prédios para comportar tecnologias para uma produção de arroz com a maior qualidade possível e ainda uma usina de geração de energia própria para suprir a fábrica, tendo como combustível a biomassa da casca de arroz.
Somada às melhorias industriais e do aumento da capacidade de armazenagem, deu-se início também a comercialização de soja, com a expansão da planta industrial para o recebimento da oleaginosa.

2010 - 2019
Processo de parboilização: método Gariboldi.
Inovação do processo de parboilização no Brasil.
Mantendo a característica de inovação, o Engenho desenvolveu o arroz ideal: fácil de preparar, sempre soltinho, saboroso, totalmente parboilizado e com o máximo de nutrientes naturais incorporados ao próprio grão.
O processo Gariboldi é inédito no Brasil e utiliza um ambiente extremamente controlado para incorporar o máximo de nutrientes e padronizar a transformação do amido dos grãos.


Automação no processo de empacotamento.
Avanço inteligente no processo industrial.
No início dos anos 2020, o Engenho Coradini inovou mais uma vez incorporando em sua indústria um método de automação do empacotamento dos produtos, através da utilização de robôs em sua linha de produção, aumentando a eficiência do processo.
2020

Usina fotovoltaica: energia renovável.
Sustentabilidade em ação.
Ainda na década de 2020, o Engenho Coradini otimizou a qualidade da sua energia renovável, trazendo para seu parque industrial, painéis solares para que junto da já existente usina termoelétrica, que utiliza a queima da casca do arroz, gere energia renovável para sua produção de alimentos.
Para saber mais, clique no botão abaixo:
Da nossa família para a sua.
A história empresarial do Grupo Coradini começa no ano de 1955.
No início, as atividades desenvolvidas eram a agricultura, engenho de serra, engenho de arroz colonial e uma pequena usina elétrica. As atividades mantiveram-se neste perfil até o início dos anos 1960, quando a serraria é fechada e o foco se torna na indústria de beneficiamento de arroz.
O Engenho Coradini é pioneiro no setor agroindustrial, com um caminho de sucesso baseado na integração entre tecnologia avançada e a tradição de anos no mercado.
Com um compromisso inabalável com a qualidade, a empresa emprega métodos industriais inovadores e sustentáveis, garantindo que cada grão de arroz atenda aos mais altos padrões.
O Engenho é um exemplo de como a experiência de mercado, aliada à constante busca por inovação, pode resultar em produtos excepcionais que satisfazem até os consumidores mais exigentes.
Confira abaixo uma trajetória de muito trabalho, compromisso e dedicação.
Filial do Engenho Coradini
Surgimento da filial, o tecnológico parque industrial




Década de 2010


Década de 2020

Os primeiros avanços na tecnologia
O tecnológico parque industrial
Em 1998 surgiu a filial do Engenho Coradini, um parque industrial localizado à beira da BR 293 Km 249, na área industrial da cidade de Dom Pedrito.
O surgimento se deu por necessidade de ter espaço suficiente para poder capacitar o parque com a maior tecnologia possível com o passar dos anos.
Ao longo das próximas décadas, o parque industrial recebeu novos prédios para comportar tecnologias para a uma produção de arroz com a maior qualidade possível.
Processo de Parboilização - Método Gariboldi
O tecnológico parque industrial
Mantendo sua característica de inovação Engenho Coradini lançou o arroz ideal: fácil de preparar, sempre soltinho, saboroso e com o máximo de nutrientes naturais incorporados ao próprio grão.
O processo Gariboldi utiliza um ambiente extremamente controlado para incorporar o máximo de nutrientes e padronizar a transformação do amido dos grãos.
Automação no processo de empacotamento
O tecnológico parque industrial
Em meados dos anos 2020, o Engenho Coradini inovou mais uma vez trazendo para seu parque industrial um método de automação para seu empacotamento, os robôs.
Trazendo mais agilidade para confeccionar fardos para otimizar o tempo de trabalho para exportar nossos produtos para o Brasil e o mundo.
Usina Fotovoltaica - Energia Renovável
O tecnológico parque industrial
Passando para a década de 2020, o Engenho Coradini otimizou a qualidade da sua energia renovável, trazendo para seu parque industrial, painéis solares para que junto da já existente usina termoelétrica, produza energia renovável para sua produção de alimentos.
O uso da chamada usina híbrida entre termoelétrico e solar foi uma inovação única no Brasil inteiro.